Viagens de campo

Home / Viagens de Campo / Geologia de Kanchanaburi e Suphanburi – Tailândia

Geologia de Kanchanaburi e Suphanburi – Tailândia

Internacional - Data: 18 a21 Novembro/2017

ph2

O bloco Sibumasu consiste em rochas de alto grau metamórfico (gnaisses, xistos, calcissilicáticas e mármores) e rochas sedimentares que são inferidas serem de idade pré-cambriana, cobertas por unidades dobradas do Paleozoico e Mesozoico. Há abundantes afloramentos de diamictitos marino-glaciais do Carbonífero tardio ao Permiano, e calcários fossilíferos com registros de fauna de águas frias, também do Permiano.

Diferentes modelos tectônicos e observações de campo indicam que o bloco colidiu com o bloco da Indochina durante o Triássico tardio. Localizado próximo à zona de sutura entre dois diferentes terrenos acrescionados (Sibumasu e Inthanon), a área é importante para a compreensão da dinâmica Paleozoica-Mesozoica do Gondwana oriental e seus terrenos na margem norte.

Este trabalho de campo fez parte do Congresso Gondwana 16 – Puzzling out Gondwana e foi organizado pelos professores doutores Prinya Putthapiban, Dhiti Tulyatid e Sirot Salyapongse (Mahidol University) e realizado pelo estudante de graduação Igor Vasconcelos Gomes (UFRJ) e pelo aluno de pós-graduação Rafael de Araújo Fragoso (UFRJ), entre outros participantes.

ph1 ph3