Notícias

Home / Notícias
  • 49º Congresso Brasileiro de Geologia

    Data: Agosto/2018

    Entre os dias 20 e 24 de agosto a cidade do Rio de Janeiro sediou o 49º Congresso Brasileiro de Geologia, o maior evento de Geociências da América Latina. Foram cinco dias de debates e apresentações de pesquisas científicas desenvolvidas em território nacional ou fora dele e durante o referido período a última versão do rascunho pré-publicação do Mapa Geológico do Gondwana ficou em exposição.

    Faça download da publicação
  • Inauguração da Exposição

    Data: 20 de fevereiro de 2018

    Venha para a inauguração da exposição “Gondwana: A Terra em Movimento”! O espaço é integrante do Centro de Memória do Gondwana, e foi criado para estimular a reflexão sobre a pesquisa e conhecimento científico gerado sobre o tema do Gondwana provindo do projeto IGCP-628.

    Jogo

    Faça download da publicação
  • Defesa de Dissertação de Mestrado sobre a Placa Sul-Americana, Brasil

    Data: 09 de outubro de 2017

    A dissertação de mestrado em Geologia do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) intitulado “Subdivisão da porção continental da Placa Sul-Americana: um modelo baseado em geologia” foi defendido no Departamento de Geologia da UFRJ pela estudante Pâmela Richetti, geóloga do Projeto Gondwana. A estudante de mestrado foi orientada pela Prof. ª Dra. Renata Schmitt (UFRJ) e pelo Dr. Colin Reeves. A banca examinadora foi composta pelo Dr. Cláudio Limeira Mello (UFRJ), Dr. João Marinho de Morais Neto (Petrobrás) e Dr. Mário Neto Cavalcante de Araújo (Petrobrás).

    Faça download da publicação
  • Defesa de Tese de Doutorado em Damaraland, Namibia

    Data: 08 de Dezembro de 2016

    A Tese de Doutorado em Geologia intitulada “Sucessões Neoproterozoicas do Supergrupo Damara no Noroeste da Namibia: Estratigrafia, Paleoambientes e Proveniência” foi defendida e, aprovada com louvor, no Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) por Débora Barros Nascimento, pesquisadora do Projeto Gondwana. A Profª Renata Schmitt (UFRJ) e o Profº André Ribeiro (UFRJ) foram os orientadores. A banca examinadora foi composta pelos professores José Carlos Sícoli Seoane (UFRJ), Renato Rodriguez Cabral Ramos (Museu Nacional – UFRJ), Monica da Costa Pereira Lavalle Heilbron (UERJ), Adriano Roessler Viana (PETROBRAS) e Elton Luiz Dantas (UnB). Mais informações sobre o trabalho em nosso site, na aba Trabalhos de Campo.

    Faça download da publicação
  • Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso em Reconstrução do segmento conjugado Campos-Cuanza

    Data: 20 de Setembro de 2016

    O Trabalho de Conclusão de Curso em Geologia intitulado “RECONSTRUÇÃO DAS MARGENS CONJUGADAS BRASIL-ÁFRICA (SEGMENTO CAMPOS-CUANZA) PARA O INTERVALO DE 130-111 Ma – A PARTIR DE DADOS GEOLÓGICOS E DE MAGNETOMETRIA” foi defendido no Departamento de Geologia da UFRJ por Melissa Meirelles Pereira, pesquisadora do Projeto Gondwana. A aluna foi orientada pela Profª Renata Schmitt (UFRJ) e Profª Natasha Stanton (Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ). A banca examinadora foi composta pelo professor Marco Antônio Braga (UFRJ) e pelo geólogo Marco Antônio Thoaldo Romeiro (Petrobrás).

    Faça download da publicação
  • Os mais jovens “Gondwanos”

    Data: 13/09/2016

    Os bolsistas PIBIC-EM Laura Corrêa Machareth e Luis Eduardo Ortega do Colégio de Aplicação da UFRJ (Capes-UFRJ) integram a partir deste mês á equipe do Gondwana. A integração de alunos de ensino médio ao projeto tem como objetivo fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, e desenvolver atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes.

     

    Faça download da publicação
  • Defesa de Dissertação de Mestrado em Cabo Frio, Brasil

    Data: 31 de Julho de 2016

    A dissertação de mestrado em Geologia Regional e Econômica do Programa de Pós-Graduação em Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGl-UFRJ) intitulado “Análise estrutural e cronologia das estruturas de natureza rúptil do embasamento cristalino na margem continental do SE brasileiro relacionadas a zonas de transferência e acomodação do sin-rifte da Bacia de Campos-RJ.” foi defendido no Departamento de Geologia da UFRJ por Vítor Lamy Mesiano Savastano, geólogo da empresa Petrobras. O aluno foi orientado pela Prof.ª Dra. Renata Schmitt (UFRJ) e o Dr. Mário Neto Araújo (Petrobras). A banca examinadora foi composta pelo Prof. Dr. Rudolph Trouw (UFRJ), Dr. Marcos Fetter (Petrobras) e a Dra. Ana Paula Pelosi (Petrobras).

    Faça download da publicação
  • Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso em Ikalamavony, Madagascar

    Data: 22 de Julho de 2016

    O Trabalho de Conclusão de Curso em Geologia intitulado “Caracterização geológica e interpretação de dados U-Pb em grãos de zircão detrítico de rochas metassedimentares da região central de Madagascar” foi defendido no Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) por Raisa Lopes Costa, pesquisadora do Projeto Gondwana. A aluna foi orientada pela Profª Renata Schmitt (UFRJ-Brasil) e Profº Alan Collins (Universidade de Adelaide-Austrália). A banca examinadora foi composta pelos professores Alexis Rosa Nummer (UFRRJ) e Ciro Alexandre Ávila (Museu Nacional-UFRJ). Mais informações sobre o trabalho em nosso site, na aba Trabalhos de Campo.

    Faça download da publicação
  • Nota de contratação de profissional em Museologia:

    Data: 01 de Maio de 2016

    Visando o desenvolvimento do Centro de Memória do Gondwana, o projeto conta, a partir deste mês, com a profissional de museologia Jéssica Tarine, que passará a integrar a equipe. Suas tarefas serão organizar, preservar e expor os resultados do projeto e seu desenvolvimento. O projeto IGCP-628 – Revisão do Mapa geológico do Gondwana: Geologia e evolução tectônica reconhece e enfatiza a importância de equipes multidisciplinares, abrangendo em seu quadro funcional as especificidades científicas e técnicas que deem conta de explorar o potencial do acervo, o máximo possível.

    Faça download da publicação
  • Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso em Lihuel Calel, Argentina

    Data: 21 de Março de 2016

    O Trabalho de Conclusão de Curso em Geologia intitulado “Geologia de Lihuel Calel, Província de La Pampa, Argentina” foi defendido no Departamento de Geologia na UFRJ por Rafael de Araújo Fragoso, pesquisador do Projeto Gondwana. O Prof. Victor Ramos (UBA – Argentina) e a Profª. Renata Schmitt (UFRJ – Brasil) foram os orientadores. A Banca Avaliadora foi composta pelos professores Carlos Augusto Sommer (UFRGS – Brasil) e André Ribeiro (UFRJ – Brasil). Mais informações em nosso website, na página de Trabalhos de Campo.

    Faça download da publicação
  • Visita do Prof. Rosenbaum de Queensland

    Data: 22 de Janeiro a 11 de Fevereiro de 2016

    Prof. Gideon Rosenbaum (University of Queensland – Australia) visitou o laboratório do Projeto Gondwana, onde esteve por duas semanas. Durante a estadia, Rosenbaum revisou a porção leste do mapa geológico da Austrália. Um dos principais produtos da visita foi o esboço de um projeto visando estudar em detalhe a margem do Gondwana durante o Permiano e o Triássico, comparando eventos tectônicos, sedimentares e magmáticos desde a América do Sul até o leste da Austrália. O Prof. Rosenbaum deu uma palestra no UFRJ sobre os orógenos fanerozóicos da Austrália.

    Faça download da publicação
  • Visita do Prof. Chris Clark de Perth

    Data: 24 a 30 de Outubro de 2015

    O Prof. Chris Clark (Curtin University – Perth – Australia) esteve por uma semana no laboratório do Projeto Gondwana, no Rio de Janeiro a fim de discutir questões relacionadas às assembléias e unidades metamórficas do Mapa do Gondwana. Ele revisou a porção oeste do mapa geológico da Austrália e ministrou uma palestra intitulada “Metamorphic evolution of southern India during Gondwana amalgamation events”. Com o grupo do Laboratório do Gondwana, Chris Clark discutiu a possibilidade de uma colaboração com alunos em intercâmbio entre a Curtin University e a UFRJ, a fim de estudar a evolução metamórfica de cinturões Brasilianos. O Prof. Clark participou de um trabalho de campo de um dia por afloramentos da cidade do Rio de Janeiro, no terreno neoproterozoico do Orógeno Ribeira.

    Faça download da publicação