Mapas do Gondwana

Home / Mapas do Gondwana

A versão final do novo Mapa Geológico do Gondwana será uma evolução de uma séries de esboços produzidos ao longo de 8 anos de projeto. Estes esboços são constantemente atualizados neste website com informações sobre suas novas características, datas de lançamento/publicação, reuniões aonde foram apresentados e outras descrições relevantes. Os mapas são exclusivamente produzidos no GDCG pela equipe Gondwana na UFRJ, Rio de Janeiro (Brasil).

A versão mais recente do mapa está disponível para download em baixa qualidade até o seu lançamento oficial em Outubro de 2018, quando a versão de alta qualidade estará disponível.

  • Gondwana Final-Draft

    Publicado: Novembro/2018

    Entre os dias 20 e 24 de agosto a cidade do Rio de Janeiro sediou o 49º Congresso Brasileiro de Geologia, o maior evento de Geociências da América Latina. Foram cinco dias de debates e apresentações de pesquisas científicas desenvolvidas em território nacional ou fora dele e durante o referido período a última versão do rascunho pré-publicação do Mapa Geológico do Gondwana ficou em exposição.

    Faça download do mapa
  • Mapa Geológico do Gondwana - Pré primeira edição

    Publicado: Novembro/2017

    A Pré-edição do Mapa Geológico do Gondwana foi apresentada no 16º Congresso do Gondwana em Bangkok (Tailândia). Ele foi elaborado a partir do sistema de coordenadas geográfico, datum WGS-84. Os lineamentos geológicos representam estruturas de importância e escala crustal, classificadas cinematicamente, não cronologicamente. Os eventos tectônicos representados pela maioria das unidades metamórficas foram atualizados para proporcionar mais aspectos geodinâmicos ao mapa. É introduzido o traçado da frente orogenética de La Ventana-Cape de acordo com dados offshore (Pangaro & Ramos, 2012). Algumas porções exibem áreas em sobreposição (ex: Península Arábica e norte da África; Madagascar and Moçambique). Seguindo sugestões da reunião da SCAR na EGU de Abril 2017, a Antártica é apresentada com dados topográficos, o que pode auxiliar com a interpretação das principais suturas que estão abaixo da calota polar. A reconstrução utilizada para esta versão é um modelo híbrido que se utiliza de propostas de diferentes autores para os fragmentos do Gondwana.

    Faça download do mapa
  • MAPA GEOLÓGICO DO GONDWANA – ESBOÇO 2.0

    Publicado: 20 Agosto/2016

    Este esboço foi apresentado no 35º Congresso Internacional de Geologia na Cidade do Cabo (África do Sul) e ainda no 48º Congresso Brasileiro de Geologia em Porto Alegre (Brasil). O sistema de coordenadas é o geográfico, datum WGS-84. Os polígonos são classificados de acordo com a idade e o tipo de rocha. As cores representam as idades de formação das unidades geológicas conforme a Escala de Tempo Geológico do IUGS com modificações sugeridas pelo Projeto Gondwana. A textura representa grupos básicos de litologia. No caso das rochas ígneas, o símbolo também representa o grupo químico (ácido/intermediário/básico/ultrabásico/alcalino). A cor do símbolo nas unidades metamórficas representa a idade do evento tectónico principal / último. A reconstrução foi elaborada usando o software G-Plates, mas o encaixe dos fragmentos derivados do Gondwana foi modificado, de acordo com vários autores listados no mapa. A reconstrução foi feita para 183 Ma.

    Faça download do mapa
  • MAPA GEOLÓGICO DO GONDWANA – ESBOÇO 1.3

    Publicado: 22-26 Junho/2015

    Este esboço foi apresentado no Workshop Rio Gondwana na UFRJ. A projeção é policônica. Os polígonos são classificados de acordo com a idade e tipo de rocha. As cores representam as idades de formação das unidades geológicas de acordo com a Escala de Tempo Geológico da IUGS. As texturas do mapa representam grupos litológicos. A reconstrução foi feita com o G-Plates na sua configuração para 150 Ma (Seton et al., 2012).

    Faça download do mapa
  • MAPA GEOLÓGICO DO GONDWANA – ESBOÇO 1.2

    Publicado: 14-18 Julho/2014

    Este esboço foi apresentado no Gondwana 15 – North meets South, em Madri (Espanha). A projeção é policônica. Os polígonos são classificados de acordo com a idade e tipo de rocha. As cores representam as idades de formação das unidades geológicas conforme a Escala de Tempo Geológico da IUGS. As texturas do mapa representam grupos litológicos. A reconstrução foi feita utilizando G-Plates na configuração para 150 Ma (Seton et al., 2012). O encaixe foi exportado para shapefile. É apenas uma aproximação e primeiro esboço do que seria o novo Mapa do Gondwana. O mapa geológico do Brasil foi compilado a partir de Bizzi et al. (2003) em uma escala diferente (1:1M) que precisa ser simplificada.

    Faça download do mapa
  • MAPA GEOLÓGICO DO GONDWANA – ESBOÇO 1.0

    Publicado: Fevereiro/2014

    Este esboço foi apresentado na reunião do CGMW na UNESCO (Paris, França). A projeção é policônica. Os polígonos são classificados de acordo com a idade e tipo de rocha. As cores representam as idades de formação das unidades geológicas conforme a Escala de Tempo Geológico da IUGS. As texturas do mapa representam grupos litológicos. A reconstrução foi elaborada utilizando o G-Plates na configuração para 150 Ma (Seton et al., 2012). O encaixe foi exportado para shapefile. É apenas uma aproximação e primeiro esboço do que seria o novo Mapa do Gondwana.

    Faça download do mapa
  • MAPA GEOLÓGICO DO GONDWANA – PRÉ-ESBOÇO

    Publicado: 25-27 Novembro/2013

    Este pré-esboço foi apresentado no Geosur/2013 – International Geological Congress in the Southern Hemisphere – Viña del Mar (Chile). A projeção é Estereográfica Polar. Os polígonos são classificados conforme a idade da rocha. As cores representam as idades de formação das unidades geológicas de acordo com a Escala de tempo Geológico da IUGS. As texturas do mapa representam grupos litológicos. A reconstrução foi feita de acordo com a configuração para 150 Ma de Seton et al. (2012), mas modificado com base na Leinweber & Jokat (2012), Nürnberg & Müller (1991) e Moulin et al. (2010). O encaixe foi exportado para shapefile.

    Faça download do mapa
  • MAPA GEOLÓGICO DO GONDWANA – PRE- RASCUNHO – DE WIT’S

    Publicado: 25-30 Setembro/2011

    Este foi o pré-esboço apresentado no Gondwana 14 – Reuniting Gondwana: the East meets the West-Búzios (Brasil). Ele representa a reconstrução do Gondwana para 150Ma com compilação dos dados geológicos digital de De Wit’s et al mapa de 1988.

    Faça download do mapa